3 de novembro de 2013

Afoxé e Folia de Reis no Dia de Zumbi

O Dia Nacional da Consciência Negra nasceu a partir da necessidade de uma reflexão sobre aquele que foi a figura mais expoente na luta pela libertação dos negros no Brasil – ZUMBI DOS PALMARES – morto em 20 de novembro de 1695.
Sua celebração é de real importância na afirmação da comunidade afro-brasileira e no espírito multirracial de nossa sociedade, pois afirma Zumbi como herói nacional.
O negro tem grande influência na formação da cultura brasileira. A música, a culinária, a religiosidade, a dança, a capoeira, são exemplos claros dessa contribuição, assim como diversos instrumentos musicais e a expressão maior do ritmo brasileiro, o samba.
Pretendemos, nos dias 22 e 23 de novembro de 2013, reafirmar esses valores culturais, através de shows, danças, exposições, debates e oficinas. 
O Novembro é Negro tem como objetivos propiciar um espaço para refletir, pesquisar e vivenciar diversas manifestações culturais, representativas das diferentes linguagens; estimular a valorização do patrimônio cultural, relacionando este patrimônio às idéias de vida, saúde, memória, cidade, cidadania, meio ambiente; estimular a valorização, a utilização e a criação de bens culturais pertinentes às diferentes linguagens; perceber o valor do saber popular; vivenciar a pluralidade cultural e prestar homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra e ao nosso Herói Negro – Zumbi dos Palmares. 
Durante o Novembro é Negro diversas atividades serão desenvolvidas, tais como: Capoeira, Maculelê, Confecção de Berimbaus, Dança Afro, Desfile Afro, Tranças Afro, Capoeira, Banda Afro, Folia de Reis, Grafite, Hip Hop, Afoxé, Puxada de Rede, Maculelê e muito mais.
Serviço:
22 de Novembro de 2013 - 18 horas
Debate: Lei 10.639/2003 - "Porque não pega"?
Local: Centro Cultural Joaquim Lavoura
Avenida Presidente kennedy, 721 - Estrela do Norte - São Gonçalo (ao lado do SESC)
23 de Novembro de 2013 - 16 horas
Apresentações Culturais, Oficinas, Shows
Local: Praça Zé Garoto - Centro de São Gonçalo (Ao lado do Colégio Estadual Nelo Peçanha)



0 comentários:

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu.
Seu comentário é sempre bem vindo, mas são moderados, ou seja, são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas.
Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o Formulário de Contato.
Esperamos que tenha gostado do Blog e que volte sempre.